Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de março de 2016

O arquivo da vida



                O arquivo morto é a parte mais esquecida da escola. Não é a toa que recebe o nome de morto.
                Na escola em que trabalho não é mais assim. Um esforço coletivo dos tecnicos administrativos, mais a vontade do diretor, deu visibilidade ao arquivo engavetado.
                O arquivo morto passou a ter outro nome: Arquivo inativo. E tem importância significativa no desempenho do atendimento da comunidade e facilita o armazenamento de informações dos estudantes, professores, funcionários, bem como a historia da escola.
                Não foi uma tarefa fácil reorganizar o morto. Afinal, morto é um ser sem vida, que apenas possui valor simbólico, enquanto que inativo é um ser vivo, plenamente capaz de regressas a vida escolar e retomar seu estudos formais. Inativo também é aquele ser que ultrapassou degraus nesta escola, esta em plena atividade educacional, numa faculdade, noutra escola, num mestrado ou doutorado e que sabe, noutros tipos de escolas da sociedade.
                Cito, por exemplo, o diretor da escola, o líder de um movimento negro, o presidente de uma empresa em ascensão, a ministro da eucaristia na missa dominical, estão vivos e por isso no arquivo tem pastas que se convertem em histórias de vidas significativas que abstraem as derrotas e valorizam as vitorias pessoais.
                O arquivo morto era um grande numero de gavetas metálicas, frias, que sempre emperravam causando acidente de trabalho. Todos os companheiros e companheiras da equipe administrativa tiveram cortes nas mãos causados pelas partes cortantes daquelas gavetas. Emperradas, elas necessitavam de esforço físico descomunal irritando a paciência e a coluna dos trabalhadores.
                Agora é tudo diferente. Sem gavetas metálicas que são ecologicamente incorretas, usamos caixas de papel que podem ser recicladas. No lugar da aventura de abrir e fechar gavetas em busca da ordem alfabética, basta um CTRL F num arquivo XLS e pronto. Localizamos em segundos qualquer informação.
                Em cinquenta anos de historia o colégio tem mais de quinze mil indivíduos que adquiriram a cidadania com a combinação de nossa escola. Alguns estudaram por uns dois anos e outros tantos ficaram no colégio por onze anos, cursando 1ª serie, antigo primário, ate 3ª serie do ensino médio, antigo segudo grau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por participar deste projeto!