Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de abril de 2016

Passos para o alcoolismo

       A pessoa normalmente diz: eu bebo socialmente.
       Existe dois tipos de bebedor social. Aquele que está se encaminhando para o alcoolismo e aquele que já é alcóolatra.
       Aquele que está se encaminhando ao alcoolismo pouco se importa se nas reuniões tem bebidas alcóolicas ou não. Se for suco ficará agradavelmente, mas se for bebida alcóolica aumentará a dose de álcool em relação a reunião anterior.
       Aquele que já é alcóolatra não participa de reunião que não tenha bebida alcóolica. Se tiver duas reuniões ele escolhe a que tem álcool. Esse bebedor não gosta de reuniões de planejamento e discussão de ideias, Os melhores amigos deste bebedor são aqueles que estão nas reuniões onde há bebidas.
       Todo bebedor social diz que não tem problema de saúde, que bebe pouco e sabe controlar, mas esquece que a bebida é como uma cobra que fica na espreita. De repente ela dá uma rasteira e daí, o caminho de volta é dolorido.
       Tem aquele bebedor que bebe sozinho. É o bebedor solitário. Procura bares sem movimento, onde não haja pessoas conhecidas. Na verdade, faz sociedade com as garrafas, não são as pessoas, nem os temas da reunião que são importantes, são as garrafas e copos.
       Tem o bebedor do trago. Toma um trago antes de ir ao serviço, antes de almoçar, de ir uma conferência. Cada um tem desculpa e todos tem algo em comum. Na discussão de um tema, sua mente começa a falhar temporariamente. Também não conversam sobre bebidas porque todos pensam - e não dizem - que está se falando dele. Ficam envergonhados.
       Outro sinal de que o bebedor social é alcóolatra é que quando termina a bebida logo dão um jeito de arrumar mais, isto é, não há quantidade suficiente. O bebedor social diz que não é alcóolatra porque não cambaleia e faz o "quatro". Cambalear é sinônimo de embriaguez. Ficar embriagado significa que o bebedor social atingiu um dos últimos degraus do alcoolismo.
       O bebedor social pode até demorar dias sem beber mas beberá descontroladamente. O fato de cair ou ficar de pé, cambalear ou andar certinho, fazer o quatro ou não, não faz diferença para a pessoa ser um alcóolatra.
       13 passos para o alcoolismo:
       1 - Você experimenta pela primeira vez por influência de amigos, uma bebida alcóolica.
       2 - Você começa a ter black outs, isto é, ter amnésia ou perder a memória temporariamente, "você não lembra de coisas que aconteceram ontem.
       3 - Você descobre que a bebida é mais importante que os seus amigos. Bebe os goles; toma uns drinks antes de ir a uma festa;
       4 - Você bebe mais do que deseja. Consegue controlar a hora de beber mas quando começa não para tão fácil. Você se torna extravagante e começa a se exibir.
       5 - Você começa a achar desculpas para beber. Sempre tem uma razão ou uma desculpa para justificar o "porque" bebe para despertar, para acordar, pra acalmar os nervos...
       6 - Você sente-se culpado ou deprimido e um gole vai satisfazer o seu ego.
       7 - Você começa a beber sozinho. Bebe em casa, no bar de desconhecidos. prefere estar só.
       8 - Você se torna chato quando bebe, isto é, antissocial. Todos percebem, só você que não, você é capaz de comprar brigas.
       9 - Começa a mudar o regime de bebidas. Deixa de beber alguns dias e até mesmo, algumas semanas e logo se entrega ao álcool sem se importar com as consequências.
       10 - Começa a sentir remorsos e sentimentos profundos. Se sente culpado e o mundo parece estar contra você. Pra você só há um recurso: beber mais.
       11 - Começa a sentir ansiedade. Tem medo de perder a bebida. Faz tudo pra proteger os momentos, lugares e pessoas com quem costumava beber.
       12 - Você compreende que a bebida o dominou. Aceita o fato de que para parar de beber não depende mais do seu controle. Atingiu o fundo do poço.
       13 - Agora, de duas, uma: ou você procura e consegue auxílio ... ou vai morrer nas sarjetas. Procure auxilio na igreja ou no médico ou com alcóolicos anônimos. De preferência nos três lugares, pois muito podem fazer para recuperá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por participar deste projeto!