Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Cordel dos carrinheiros

Amigos e amigas
Que me ouvem nesta hora
Apresento-me a vocês
Serei breve sem demora
Sou passado sou futuro
Meu sobrenome é agora

A historia aqui descrita
Não sou eu que vou contar
Serão dois personagens
Logo vão se apresentar
Dou uma chance a eles
Vamos ver no que vai dar.

Encontrei-os maltrapilhos
Como tantos por ai
Muita sujeira e fome
Fuligem até o nariz
Catando lixo dia inteiro
Alguem pode ser feliz?

O primeiro camarada
Em resumo é um homem
Tem a boca e as pernas
Para não morrer de fome
O chamam de Primão
É grande igual o nome.

O segundo carrinheiro
é mais magro, é andador
caminha rapidinho
diz que assim não sente dor
Alberto é o seu nome
é nome de doutor.

Um branco outro negro
Os dois são maltrapilhos
Comem pouco e muito mal
Água com farinha de milho
De noite, o luar é a riqueza
De dia só tem o sol e seu brilho.

Prepare-se amigo leitor
Um diálogo vai começar
Ouça bem os carinheiros
Eles tem muito o que ensinar
tomam cachaça mas são sabidos
Um dicionário particular.

Alberto:
Obrigado meu amigo
Por você me escuta,
Descupa meu chero forte
Não tenho roupa pra troca,
Mas vejo que tu é humilde
E não vai se importa.

Primão:
Eu também sô assim
Nada mais tenho a dize.
Ais veis a gente se alegra
E esquece de sofre.
Meu carrinho de papel
Testemunha pra você.

Agora
O que quero de vocês,
Meu amigo carrinheiro,
É que me de sua opinião,
Opinião de caminheiro,
Sobre a cidade Curitiba,
essa cidade dos pinheiros.

Alberto:
Ando cidade a fora,
Vejo de tudo meu irmão.
Barraco do lado de casa chique,
Prédio grande e mansão.
Todo mundo põe muro e grade
E engaiola o coração.

Primao:
É tanta riqueza nessa cidade
Nois num ganha o que merece
Os danados dos dinheirista
Roe uma unha enquanto outra cresce
A gente só na pindaíba
Vive ruim mas não entristece.

Alberto interrompe Primao:
Deixa eu dize uma coisa
Do fundo do coração
Saimo madrugadinha
Pra chega antes do caminhão
Tomamo um gole de cachacinha
Que é pra guentá o rojão.

Diga você que é estudado
se é possível de marchá
por esse asfalto duro
que nossos pés dana rachá
não temo café da manhã
nem como se alimentá.

Primão:
Pra enche um carrinho desse
É preciso sair cedão.
Se sai com o sol alto
A gente perde pro caminhão,
Agora tu já pensou,
Como é duro nosso pão?

Agora:
Agora digam por favor,
O que é mais fácil pra se acha.
Papel pra encher carrinho
Ou um litro de cachaça.
Essa pinga na mão de vocês,
É comprada ou vem na faixa.

Alberto:
Nois vendemo os papel,
E juntamo uns tostão.
Depois em qualquer boteco
Tem pinga de garrafão,
Cachaça de graça pra nois,
Aqui tem disso não.

o caminhão sempre cata
o melhor papel que tem
já tem até gente rica
catando papel também
pelo menos pra cachaça
não falta nosso vintém

Primão:
O papel que a gente junta
Eu nem sei quanto é de dá.
Pelo menos a cachaça
A gente pode comprar,
E quando o lixo é bom
Sobra um pouco pra guarda.

nois compramo essa mardita
não é na faixa não
Ninguem confia em nóis
fiado nem o feijão
carrinheiro em Curitiba
sofre desfeita de montão.

Agora:
Vocês crêem em Deus ou algum santo?
acreditam em religião?
Todas as pessoas do mundo
vivem de fé ou de ilusão
eu creio que Deus existe
vocês crêem na compaixão?

Alberto:
te garanto, nada sei
do negocio de religião.
Gente boa já encontrei
E gente ruim tem de montão
Acredita que outro dia
Ma chamaram de ladrão!

Só porque mexia no lixo
que vai pro caminhão.
Nunca roubei nem matei
porque tanta judiação
Se ganho comida devolvo o prato
Eu sou um bom cristão.

Agora:
Eis aí prezados leitores
que nesse texto se atem
a visão de dois carrinheiros
que andam o dia inteiro
pra ganha pouco vintém.
Esse povo é sofredor
Excluído da sociedade
resgatar seu valor
Em Curitiba ou onde for
é nossa responsabilidade.

Agora:
vou parando por aqui
mas deixo algo a pensar
nesse dia do mês e ano
vamos se organizar
um fórum de discussão
nós podemos começar
pra fazer justiça à arte
e a cultura popular.

De: José Domingos da Silva (Bate papo com dois carrinheiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por participar deste projeto!